07/07/17

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DAS LINHAS DE TORRES VEDRAS INAUGURADO NO SÁBADO [1 DE JULHO DE 2017]



A Câmara de Torres Vedras inaugura no sábado [1 de Julho 2017] o Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, fortificações construídas há 200 anos para defender Lisboa das tropas francesas.
"A exposição que o centro alberga procura valorizar o papel fulcral do sistema defensivo das Linhas de Torres para o desfecho da Guerra Peninsular e proporcionar ferramentas ao visitante para uma maior fruição do património", afirmou a vereadora da Cultura, Ana Umbelino, à agência Lusa.
Até aqui, o município possuía apenas um núcleo dedicado à temática no Museu Municipal Leonel Trindade, também em Torres Vedras (distrito de Lisboa).
Por isso, decidiu investir 115 mil euros a requalificar o Forte de São Vicente, localizado numa das principais estruturas militares daquele sistema defensivo, na periferia da cidade, para albergar o centro de interpretação.
"A abertura do centro é um sinal inequívoco da aposta do município nas Linhas de Torres Vedras enquanto produto turístico-cultural capaz de projetar a região internacionalmente", sublinhou a autarca, frisando que, com este investimento, o município quer atrair mais visitantes, sobretudo estrangeiros.
A autarquia quer fazer deste novo espaço uma âncora "na organização de percursos e roteiros de visitação" e uma "porta de entrada" para os turistas que visitam aquele património.
O investimento pretende ainda homenagear os milhares de portugueses que construíram mais de uma centena de fortificações ou que foram atingidos pela política de terra queimada e que, com grande sacrifício, deixaram as suas casas e colheitas e partiram rumo a Lisboa, contribuindo para a vitória luso-britânica.



O centro de interpretação dispõe de infografias, maquetas, peças museológicas da coleção do Museu Municipal de Torres Vedras e recursos audiovisuais e multimédia, como um documentário, com enquadramento histórico da época e com destaque para a terceira invasão francesa.
As Linhas de Torres Vedras designam o conjunto das 152 fortificações e estradas militares espalhados pelos concelhos Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
As estruturas foram construídas há 200 anos sob a orientação do general inglês Wellington, comandante das tropas luso-britânicas, no período das invasões francesas, para defender Lisboa das forças napoleónicas entre 1807 e 1814.
De acordo com a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres, por ano recebem 10 mil visitantes


 (In: Diário de Notícias, 28/6/2017)

...........................................................................

Do site da Câmara M. Torres Vedras:


Ver também:



Sem comentários: